LINGUAGEM PYTHON PARA ANÁLISE DE DADOS: UM COMPARATIVO COM OUTROS SOFTWARES NO ESTUDO DA FORÇA ELÁSTICA
Alison José Pereira Neri, Vágner Ricardo de Araújo Pereira

Última alteração: 2023-10-24

A análise de dados no laboratório de física é vital para a compreensão dos alunos sobre os dados obtidos, para isso, utiliza-se softwares que, por vezes, não são acessíveis devido ao custo. Propõe-se analisar o Python como uma opção confiável e acessível para a análise de dados de força elástica em laboratórios de física, em comparação com os softwares pagos Excel e OriginPro. A pesquisa envolveu a coleta de dados experimentais, criação de um script em Python para análise e a comparação dos resultados com os outros softwares. Os resultados da comparação do script frente ao Excel e OriginPro, são consistentes. O script é totalmente viável e capaz na análise de dados da força elástica, além de promover o possível interesse dos estudantes na programação, tornando-se uma opção valiosa nas instituições de ensino.