ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DE UM JOGO DIGITAL
Amanda Fernandes da Silva, Patricia Aparecida Pinheiro

Última alteração: 2023-10-24

Compreender as concepções da surdez, aspectos das línguas de sinais, da cultura e da comunidade surda foi o objetivo inicial deste trabalho. Desejava-se entender como o professor que ensina matemática pode facilitar a construção de conhecimentos nesta disciplina para alunos surdos. Assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e discussões buscando aprofundar as concepções sobre surdez e sobre educação de surdos. Nas etapas seguintes do projeto, se iniciou o desenvolvimento de um jogo de plataforma que é constituído por uma sequência didática que objetiva introduzir o pensamento algébrico para alunos surdos (mas não somente). Este produto educacional está em fase inicial de desenvolvimento e pretende-se que tenha ludicidade e que respeite aspectos da cultura surda, especialmente no que se referente à exploração da visualidade como metodologia de ensino.