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Ambiente de Criação, Organização e Disponibilização de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Lógica e Programação
Gabrielle Ulisses dos Santos Silva, Ana Beatriz Rocha Duarte, Ednilson Geraldo Rossi, Janaina Cintra Abib

Última alteração: 2023-10-30

Resumo


O Pensamento Computacional é uma a combinação do pensar crítico com os fundamentos da computação, com a finalidade de resolver problemas. O Pensamento Computacional trabalha habilidades que, quando aplicadas em diferentes áreas, contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois permite integrar diferentes conhecimentos com diferentes competências. Esse artigo apresenta os resultados de projetos cujos objetivos foram analisar, melhorar, validar e divulgar um conjunto de Objetos de Aprendizagem que auxiliam na apropriação do pensamento computacional pela prática da solução de problemas usando abstração e lógica de programação de forma lúdica, com apoio da linguagem de programação SCRATCH e APP Inventor. Os objetos de aprendizagem foram definidos e criados durante as pesquisas desenvolvidas no projeto LÓGICAS, de Iniciação Científica, e este trabalho mostra o ambiente de divulgação e disponibilização dos objetos de aprendizagem desenvolvidos. O intuito é que professores, tutores e demais interessados no ensino de lógica e programação utilizem e se apropriem dos objetos criados e que isso enriqueça o processo de ensino aprendizagem.

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