CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DA ROBÓTICA PEDAGÓGICA
Otávio Baroni de Moura, Janaina Cintra Abib, Mauro de Lucca, Ednilson Geraldo Rossi

Última alteração: 2023-10-24

O pensamento computacional é alvo de várias discussões científicas e vem sendo aplicado nos currículos de ensino em vários países, inclusive no Brasil. De forma superficial, o pensamento computacional pode ser caracterizado como a aplicações de técnicas da Ciência da Computação para elaboração e entendimento de problemas e suas soluções. Contudo o aprendizado do pensamento computacional pode ser abstrato para os estudantes, dessa forma, a robótica pedagógica é uma alternativa viável para diminuir a abstração e tornar palpável diversos conceitos importantes na solução de problemas. Este trabalho estudou diversos materiais que unem o pensamento computacional com a robótica pedagógica, e alinhado com as habilidades da BNCC foram propostos dois projetos para serem disponibilizados à estudantes da Educação Básica. Com os projetos definidos, estão sendo elaborados objetos de aprendizagem que serão disponibilizados de forma pública para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem do pensamento computacional.