Robótica pedagógica aplicada ao ensino de programação e pensamento computacional
Mauro de Lucca, Ednilson Geraldo Rossi, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Lara Fernanda Mendonça Valentim

Última alteração: 2023-10-24

Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são amplamente utilizadas para tornar o ensino mais envolvente e eficaz. No entanto, é essencial considerar que essas ferramentas têm o potencial de aprimorar o desempenho dos alunos, não apenas modernizar as aulas. Apesar da crescente presença de tecnologia nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, há desafios na formação de alunos no ensino fundamental, especialmente em interpretação de textos e matemática. Isso impacta a aprendizagem de conhecimentos técnicos, levando a altas taxas de retenção e evasão. Este projeto tem como objetivo a adoção e avaliação de um manual educativo de robótica pedagógica, com o intuito de simplificar a compreensão de conceitos essenciais na programação de computadores. Através dessa implementação, a meta do projeto é demonstrar como a robótica pedagógica pode contribuir para a melhoria da compreensão do pensamento computacional.