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Estudo da Inteligência Artificial no Desenvolvimento do Pensamento Computacional e a Elaboração de Objetos de Aprendizagem
José Venício Lima de Espíndola, Maria Viviane Lima de Espíndola, Mauro de Lucca

Última alteração: 2025-12-16

Resumo


O presente trabalho investiga a aplicação da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do Pensamento Computacional, com foco na criação de Objetos de Aprendizagem baseados em algoritmos de reconhecimento facial. A pesquisa teve como objetivo compreender como a IA pode ser utilizada para tornar o ensino de programação mais interativo e significativo. Por meio de revisão bibliográfica e de experimentação prática, foram desenvolvidos e testados protótipos de objetos de aprendizagem que utilizam reconhecimento facial para promover engajamento e facilitar a compreensão de conceitos lógicos e computacionais. Os resultados demonstraram que o uso da IA em ambientes educacionais potencializa a aprendizagem ativa, favorecendo a participação dos alunos e o aprimoramento de suas habilidades cognitivas. Conclui-se que a integração entre IA e metodologias de ensino inovadoras pode contribuir significativamente para o avanço da Educação 4.0 e para a formação de aprendizes mais autônomos e criativos.


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