ARARAQUARA COMO CAPITAL MUNDIAL DO SUCO DE LARANJA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE NA QUANTIFICAÇÃO E ESTABILIDADE DA VITAMINA C
Carolina Rocha, Fernanda Lopes, Caroline Orsi

Última alteração: 2017-11-26

O desenvolvimento de temas socioambientais no ensino de Química vem sendo discutido e recomendado por alguns educadores/pesquisadores como forma de contemplar as articuladas relações entre ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e potencializar o diálogo entre os alunos ao expressarem e compartilharem opiniões. Desse modo, este projeto visa explorar diferentes aspectos envolvendo o tema "suco de laranja" para estudantes de Ensino Médio da cidade de Araraquara, a capital mundial do suco de laranja. A temática insere-se, principalmente, no contexto histórico, social, econômico, ambiental, biológico e químico da vida desses alunos. O enfoque maior será nos processos químicos relacionados ao tema e, portanto, análises químicas permitirão a quantificação de nutrientes presentes no suco, especialmente a vitamina C. Experimentos serão realizados objetivando investigar como a quantidade dessa vitamina varia em função de fatores como variedade de laranja, tempo e condições de armazenamento do suco. Desse modo, este trabalho espera contribuir para uma abordagem dos conteúdos de Química de forma articulada com as implicações sociais, ambientais, políticas, entre outras.