Tamanho da fonte: 
O Kahoot! nas aulas de Fonética e Fonologia
Vinicius Fernando Souza, Cláudia Dias Barros

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


A utilização de metodologias de ensino baseadas em jogos, conhecidas atualmente como ‘gamificação’, tem se mostrado um caminho importante a ser trilhado por professores, pois, além de servir como um apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de uma disciplina, no sentido de fazer retomadas e aplicações desse conteúdo, também proporciona um ambiente de descontração e maior interesse por parte dos alunos, já que instiga a sua competitividade (sadia) e, ao mesmo tempo, sua aprendizagem. Nesse sentido, este projeto visa realizar a elaboração de três questionários de diferentes níveis (básico, médio e avançado) para conteúdos da área da Linguística, mais propriamente a Fonética e Fonologia, nas quais foi identificada a presença de muitos termos que dificultam a aprendizagem e tornam a aula muito teórica e abstrata. Os questionários serão, posteriormente, inseridos na ferramenta Kahoot!, uma plataforma de criação e utilização de questionários, e avaliados.