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ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL MANUAL DOS JOGOS DIDÁTICOS “MANCALA” E “ÁBACO ABERTO”: ADEQUAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS COMPOSICIONAIS E LINGUÍSTICAS DO TIPO DE TEXTO INJUNTIVO.
Jessica Vitoria Da Rocha Silva, Jaqueline Lopes

Última alteração: 2018-10-02

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de iniciação cientifica que tem como principal objetivo a reescrita dos manuais dos jogos “Mancala” e “Ábaco Aberto”, jogos encontrados no Laboratório de Educação Matemáticade uma instituição de educação tecnológica – de um câmpus de uma cidade do interior paulista.Para tanto, este estudo é embasado principalmente nos trabalhos de Marcuschi (2010), Bakhtin (1997) e Marinello (2008), pois discutem o conceito de gêneros e tipos textuais assim como as especificidades do gênero manual de jogos didáticos e o texto injuntivo/instrucional. Além desses autores, esse estudo também se fundamenta em Brasil (1997), Kishimoto (1996, 1998, 2002),Pozo (1998) e Melo e Sardinha (2009) já que tratam a respeito do uso de jogos didáticos no ensino em geral e no ensino de matemática. Para alcançar os objetivos, será feito uso de uma abordagem qualitativa, conduzindo, mais especificamente, uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Além disso, foi formulado e aplicado um questionário piloto para verificar a clareza das perguntas feitas para então ser reformulado. Na próxima etapa da pesquisa serão aplicados dois novos questionários, um para cada jogo, para coletar dados para a reescrita dos manuais.


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