Mineração de Dados para Caracterização dos Estudantes de Educação Profissional de Nível Médio do Instituto Federal de São Paulo
Maria Regina Ramalho, Cristiane Akemi Yaguinuma, Fábio José Justo dos Santos, Cintia Magno Brazorotto

Última alteração: 2018-09-27

Resumo:Considerando as transformações sociais recentes e a necessidade do fortalecimento do ensino é importante desenvolver e analisar os perfis dos cursos e dos estudantes por meio de novas tecnologias para um profundo aproveitamento dos dados obtidos, principalmente no setor acadêmico. Existe um grande interesse em se avaliar os dados disponíveis que envolvam os cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI) pelo fato de serem importantes no processo de qualificação dos jovens. Em base disso, a mineração de dados educacionais (EDM, Educational Data Mining) proporciona maneira inovadora de tratar e explorar este imenso universo de informações e dados, facilitando o mapeamento dos dados em novas estruturas de análise para que sirvam de suporte nos avanços do Ensino Médio Integrado. Assim, esta pesquisa visa delimitar novas estratégias, onde as equipes de educadores e de gestores possam identificar a realidade do perfil dos cursos e dos estudantes por meio de regras de associação. Os padrões obtidos devem apoiar decisões mais pontuais e fundamentadas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFSP ao caracterizar o perfil dos estudantes desse segmento educacional.