Tamanho da fonte: 
Análise de Fenômenos Aeroelásticos em Modelagem de 1 e 2 Graus de Liberdade
Gamaliel Brum Neves

Última alteração: 2018-09-28

Resumo


Os fenômenos aeroelásticos ocorrem devido à flexibilidade das estruturas aeronáuticas. Esse estudo é particularmente importante na indústria aeronáutica devido a busca de materiais mais leves para a construção de aeronaves, que por consequência leva a estruturas mais flexíveis, suscetíveis à fenômenos de ressonância aeroelástica.  Existem vários tipos de problemas aeroelásticos na estrutura aeronáutica, tais como divergência, reversão de comandos, flutter e bufetting, compreender esses fenômenos é de grande importância para o total domínio do conhecimento das forças que regem o movimento e a interação com a estrutura da aeronave.

Muitos desses problemas podem ser estudados através de sistemas de um grau de liberdade que representam uma reduzida parte dos sistemas reais presentes no mundo físico. Estes sistemas apresentam características que fundamentam o entendimento da maioria dos aspectos básicos que estão presentes em sistemas mais complexos.

Neste trabalho será estudado o modelo matemático do sistema de um grau de liberdade através de suas equações e construídas as rotinas para construção dos gráficos no domínio da frequência para identificação dos fenômenos aeroelásticos presentes. Também será analisado o sistema de dois graus de liberdade e os fenômenos correspondentes.


Texto completo: PDF