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Reis e Rainhas da África
Ligia Santos Oliveira, Andre Santos Luigi

Última alteração: 2018-10-02

Resumo


Esta pesquisa busca construir trinta verbetes sobre Reis e Rainhas da África para disponibilizar em um website com o objetivo de subsidiar a implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A justificativa se fundamenta pelos estudos que apontam que o desconhecimento acerca da História da África é um dos principais obstáculos para a implementação das Diretrizes Curriculares. A pesquisa também busca sustentação em trabalhos que demonstram o grande potencial que a História da África detém grande potencial pedagógico para problematizar a abordagem eurocêntrica da História, bem como desmontar os estereótipos negativos normalmente associados aos africanos e seus descendentes no currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa aborda a bibliografia historiográfica enquanto os processos de construção da memória e da identidade social, bem como seus desdobramentos na disputa pela apropriação do ensino de História enquanto lugar de memória. Após a pesquisa bibliográfica, os verbetes cuidarão para tentar construir textos que não reproduzam uma concepção colonizada do conhecimento.

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