AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2018 - PARTICIPE

• Criado: Terça, 16-10-2018, 13h56
  • Última atualização em Segunda, 05-11-2018, 15h46

Prezados (as):

O IFSP convida seus alunos e servidores a participarem, no período de 16 de outubro a 09 de novembro de 2018, da Avaliação Institucional 2018. Essa ferramenta permite à comunidade interna apontar o que precisa ser melhorado na Instituição.

Respondendo ao questionário elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP, “a comunidade contribui para a indicação de itens relativos às políticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura”.

Devem responder ao questionário, todos os alunos regularmente matriculados em cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnologias, todos os docentes (independentemente do curso) e todos os técnicos administrativos (TAEs), do IFSP Câmpus Araraquara.

Todos os alunos e servidores aptos a participar da avaliação receberão, exclusivamente pelo e-mail institucional, o link e código de acesso ao questionário. Portanto, é importante que todos acessem o e-mail institucional. Os alunos que ainda não tiverem o e-mail institucional (@aluno.ifsp.edu.br) podem criá-lo no SUAP. Veja como criar um e-mail de aluno aqui

A Avaliação Institucional é um processo exigido pelo Ministério da Educação (MEC) que indica sua abrangência em cinco eixos:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;

Eixo 4 – Políticas de Gestão;

Eixo 5 – Infraestrutura Física.

Os dados, levantados por meio do questionário respondido por alunos, docentes e técnicos, são analisados e apresentados em um relatório anual que é encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e utilizado pelos avaliadores externos nos processos de credenciamento e recredenciamento de cursos e do próprio IFSP.

Para além da questão legal, a avaliação é um instrumento que permite aos gestores terem a visão dos avanços e dos problemas relativos a cada um dos câmpus e do IFSP como um todo, permitindo tomadas de decisões que possam tanto potencializar os pontos positivos como minimizar os aspectos negativos.

Os resultados também garantem um melhor resultado nas avaliações externas feitas pelo INEP/MEC em relação aos cursos do IFSP e à própria Instituição, sendo, portanto de extrema importância sua colaboração, a qual desde já, agradecemos.

Atenciosamente,

CPA Câmpus Araraquara