VI Semana da Matemática e Educação

IFSP - Câmpus Araraquara

maio 8, 2017 – maio 13, 2017


Tendências em Educação Matemática

Quem gosta de matemática?

Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.

E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.

Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.

Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, de 08 a 13 de maio de 2017, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da VI SEMATED.

Participe!

 

Eixos Temáticos:



  1. Currículos e avaliação em Educação Matemática;
  2. Tendências em Educação Matemática;
  3. A parceria Universidade-Escola: descortinando a aprendizagem da profissão docente na atividade de estágio curricular supervisionado;
  4. Formação continuada de professores que ensinam Matemática;
  5. História da Matemática e prática docente;
  6. Tecnologias e recursos didáticos no ensino de Matemática;
  7. O Ensino de Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental;
  8. Políticas Públicas na Educação Básica;
  9. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática;
  10. Matemática Aplicada e Atualidade;
  11. Tópicos de Matemática.

 




Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica - EnICT
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
Campus Araraquara
Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 - Jardim Paulo Freire
Araraquara - SP - CEP 14.804-296
Contato: cpi.arq@ifsp.edu.br