Tamanho da fonte: 
ESTUDO E ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA AVIAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS MECÂNICOS DE AERONAVES
Mateus Cadei Rodrigues, Maria Claudia Bontempi Pizzi

Última alteração: 2018-09-28

Resumo


O projeto tem como finalidade analisar livros didáticos para ensino/aprendizagem de inglês para aviação em relação às necessidades acadêmicas e profissionais dos mecânicos de aeronaves, uma vez que a maioria dos materiais didáticos voltados para a área de inglês para aviação parece focar na formação da proficiência linguística de pilotos, comissários e controladores de voo. Porém os mecânicos de aeronaves também utilizam a língua inglesa rotineiramente, seja durante a consulta aos manuais, seja no preenchimento de relatos de discrepância para registro de serviços feitos para empresas estrangeiras. O projeto, portanto, após levantamento dos livros didáticos disponíveis no mercado, pretende levar em consideração as necessidades específicas da área de manutenção de aeronaves, em suas três especialidades (células, grupo motopropulsor e aviônicos), tendo como base manuais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para elaborar uma checklist que será usada para analisar conteúdos programáticos de tais livros-texto. Para tanto, a pesquisa é embasada por estudos sobre Inglês para Fins Específicos, que foca no atendimento das necessidades profissionais dos estudantes. Dessa maneira, com base nos estudos mencionados, os resultados poderão contribuir para reflexões, valorização do processo de elaboração de material didático de inglês para mecânicos de aeronaves e encaminhamento de novas pesquisas.


Texto completo: PDF