Alguns resultados sobre as Cadeias de Markov e interação de conceitos da Álgebra Linear e a Teoria das Probabilidades
Sr Machado Garcia, Vitor Gustavo de Amorim, Karla Barbosa de Freitas Spatti

Última alteração: 2018-09-27

Entre as competências necessárias para a formação do licenciado em Matemática, está a capacidade de articulação entre tópicos matemáticos de diferentes áreas de estudo e pesquisa para aplicação na modelagem e resolução de problemas. Tal habilidade proporciona ao futuro professor-pesquisador uma ampliação da visão geral das áreas de pesquisa da Matemática e favorece o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem no ensino básico, na medida em que amplia as possibilidades de contextualização dos temas matemáticos da escola básica, de aplicação de modelagem matemática como metodologia de ensino, do desenvolvimento de projetos interdisciplinares e de articulação de temas escolares aparentemente desconexos. Nesse contexto, o estudo das Cadeias de Markov e suas aplicações, articula tópicos da Álgebra Linear, da Teoria das Probabilidades e da Análise Real, cujos fundamentos estão presentes no currículo do ensino básico, possibilitando uma abordagem inicial do tema. Dessa forma, este trabalho apresenta alguns resultados introdutórios, necessários para o melhor entendimento, desenvolvimento e aplicações acerca do tema. Tais resultados importantes para esse fim e deixados por vezes subentendidos na literatura, são demonstrados neste trabalho. Em particular, é demonstrado um resultado contra intuitivo a respeito da convergência de uma cadeia de Markov cuja matriz de transição é duplamente estocástica.