Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE FUNÇÕES ANTES E APÓS UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO
Gabriel Pinto, Otavio Furquim, William Vieira, Roberto Imafuku

Última alteração: 2020-10-20

Resumo


Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos em Matemática em uma instituição pública de ensino do Estado de São Paulo para identificar os conhecimentos que os participantes têm sobre funções e suas múltiplas representações, antes e após estes serem submetidos a experiências de formação nas disciplinas no curso de licenciatura do qual participam. Na primeira fase, aplicamos um questionário para os 42 ingressantes e classificamos os principais erros cometidos; dois semestres depois, aplicamos um novo questionário para 19 remanescentes, e voltamos a classificar os principais erros. Os resultados apontam que após terem cursado disciplinas que tratam sobre funções, os participantes apresentaram uma melhora no seu desempenho quando questionados sobre a identificação do domínio e da imagem de uma função em sua representação gráfica.

Texto completo: PDF