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	Revisão sistemática da literatura sobre a questão da autonomia do estudante em práticas pedagógicas que empregam dispositivos robóticos na Educação Básica
	
	Última alteração: 2021-10-27
Resumo
A robótica tem sido bastante empregada como um instrumento apropriado a atividades de investigação em  sala de aula, que buscam estimular a imaginação, a criatividade e a autonomia do aluno para solução de problemas.  Entretanto, se, de um lado, a importância da autonomia do educando, envolvendo a robótica, é amplamente enfatizada  por diversos autores, não se observa, de outro lado, na mesma proporção, a publicação de trabalhos científicos que  investigam o desenvolvimento dessa capacidade, em situações concretas de ensino na Educação Básica, por meio do uso  de dispositivos robóticos. Diante dessa lacuna, o presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento sistemático  da literatura, com a finalidade de evidenciar e analisar como é tratada a questão da autonomia do estudante (à luz da  conceituação estabelecida por Otto Peters), em produções acadêmicas (com conceitos Qualis iguais ou superiores a B2),  publicadas entre 2016 e 2020, que abordam práticas pedagógicas, na Educação Básica, com emprego de ferramentas robóticas. Para tanto, são adotados os trabalhos de Otto Peters como principal referência teórica para o tratamento  conceitual da questão da autonomia, e são seguidos os procedimentos metodológicos consagrados para revisão sistemática  da literatura no campo das Ciências da Educação.
	
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