Tamanho da fonte: 
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INVESTIGATIVOS: PROCURANDO POSSIBILIDADES EM UM LIVRO DE CÁLCULO
Sarah Cristina Rilko, Denival Biotto Filho

Última alteração: 2022-10-25

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa de Iniciação Científica que tem como objetivo discutir o conceito de Cenários para Investigação a partir da análise de um livro didático tradicionalmente utilizado na disciplina de Cálculo Infinitesimal, também conhecida como Cálculo Diferencial e Integral. A justificativa dessa discussão parte da experiência dos próprios autores, que percebem a necessidade de um estudo acerca do uso de atividades investigativas no ensino de matérias de exatas no ensino superior. Os procedimentos adotados incluíram estudos teóricos sobre o conceito de Cenários para Investigação, uma análise sobre um livro didático selecionado, bem como uma interpretação sobre possibilidades educacionais na referida disciplina. Como resultado, verificou-se que o livro didático selecionado oferece pouco incentivo para o desenvolvimento de atividades investigativas. No entanto, argumenta-se que ainda é possível para o professor desenvolver atividades investigativas nessa situação. O artigo visa fomentar a discussão sobre o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem investigativos nas disciplinas de exatas no ensino superior.

 


Texto completo: PDF