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ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFSP - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PATOLOGIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Bárbara Leticia Santos, Karla Paulino Tonus

Última alteração: 2022-10-26

Resumo


Com a adoção da patologização e da medicalização de alunos que não correspondem às expectativas de professores, gestores escolares e famílias, assistimos ao retorno de teorias organicistas que explicam uma condição ao atribuí-la ao aspecto orgânico do indivíduo, vindo a culpar a vítima, o aluno que não aprende ou que se comporta diferentemente do esperado. Esse modo de entender a condição do aluno traz a mensagem implícita de que a educação é um fenômeno neutro e, portanto, exime todos os sujeitos do processo educativo da responsabilidade pela formação, no aluno, das funções psicológicas superiores construídas na interface do ensino e da aprendizagem. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os cursos de Licenciatura do IFSP, por meio dos elementos colocados nos planos de ensino de componentes curriculares disponíveis no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), no que se refere especificamente à abordagem do comportamento hiperativo como dificuldade de aprendizagem; como objetivos específicos revistos para se alcançar o objetivo geral, definiu-se para este projeto de iniciação científica: Identificar, a partir dos buscadores: medicalização, dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e TDAH, os cursos e seus respectivos componentes curriculares em que as discussões sobre os temas são promovidas ; identificar a perspectiva sob a qual o comportamento hiperativo tem sido abordado nesses cursos; identificar a relação entre fracasso escolar, comportamento hiperativo e medicalização presente nesses cursos; promover a reflexão sobre fracasso escolar e comportamento hiperativo a partir de uma perspectiva não individualizante e não medicalizante. Após a realização de pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica, identificação dos cursos de Licenciatura do IFSP, e identificação dos componentes curriculares e seções do PPC que apresentam os termos medicalização, dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e TDAH, estamos sistematizando os dados para posterior análise. A partir dos resultados coletados nos documentos dos quarenta cursos de Licenciatura espalhados pelos campus do IFSP - que permitem observar a frequência e o contexto em que os buscadores são utilizados nos documentos estudados - e do referencial teórico utilizado no desenvolvimento do projeto, utilizaremos tabelas para identificar os cursos/campus que apresentam o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade como um transtorno de aprendizagem e incluem a temática da medicalização na formação dos docentes.

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