Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um jogo para ensino da disciplina de Materiais de Construção Civil
Priscila B. A. Oliveira

Última alteração: 2025-12-02

Resumo


O ensino das diversas disciplinas técnicas nos cursos integrados ao ensino médio são um grande desafio. Assim uma forma de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem é o uso do lúdico, este que pode se tornar um facilitador, uma vez que permite o ensino de maneira mais prazerosa e participativa. O uso do lúdico é possível em diversas áreas do conhecimento, desde temas como meio ambiente ao estudo da físico-química, tornando-se uma grande ferramenta pedagógica. O jogo Concrete surge como uma ferramenta lúdica para o ensino da disciplina técnica de Materiais de Construção Civil, de forma a facilitar a apropriação dos conhecimentos da mesma. O projeto busca contribuir no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, planejamento e comunicação de forma lúdica e acessível, especialmente para alunos que apresentam dificuldades no modelo tradicional de ensino, assim facilitando o aprendizado e tornando-o mais envolvente e eficaz.

Texto completo: PDF