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A Politecnia nas Licenciaturas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Melyssa Couto Miranda

Última alteração: 2025-12-03

Resumo


Este artigo suscita a discussão do conceito de politecnia e suas implicações para a formação docente nas licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Objetiva-se identificar de que maneira esse princípio é abordado nos documentos institucionais e nas propostas de ensino do IFSP. O estudo baseia-se em análise documental dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Currículos de Referência e Planos Pedagógicos de Curso (PPCs), bem como revisão bibliográfica, apoiada em autores como Moura, Pacheco e Saviani. Constatou-se que a politecnia está presente enquanto concepção filosófica e pedagógica na instituição, no entanto, sua aplicação prática revela-se incipiente. Considera-se necessário sistematizar esse princípio nos cursos e integrar teoria e prática de maneira concreta e efetiva, a fim de que as licenciaturas incorporem as dimensões tecnológica e profissional na formação dos futuros docentes.