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A Educação a Distância e a formação do Docente Empreendedor: Um estudo de caso sobre Licenciatura em Pedagogia
Santhiago de Alvarenga Andrade, Luciane Penteado Chaquime

Última alteração: 2025-12-04

Resumo


O trabalho busca compreender como o empreendedorismo se insere dentro da formação pedagógica, analisando os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Pedagogia de instituições privadas de ensino superior da Região Centro-Oeste do Brasil, ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). A partir de uma abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos envolveram a busca de termos relacionados ao empreendedorismo dentro dos PPC e posterior análise das seções em que foram encontrados, verificando questões sobre o direcionamento da formação docente, observando como a ideologia empreendedora aparece e se torna da formação de professores. Nesse sentido, a proposta da pesquisa que originou o presente texto foi questionar a respeito do avanço do capitalismo sobre a educação, buscando verificar a inserção da ideologia empreendedora nos cursos de formação de professores. Como resultado, observamos a presença do empreendedorismo em seções como objetivos do curso e perfil do egresso, o que evidencia o avanço do capitalismo e da ideologia empreendedora sobre a educação, especificamente na formação dos futuros professores.

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