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Criação de Quizzes com a Ferramenta Classroom Quiz
Janaina Cintra Abib, Ednilson Geraldo Rossi, Samuel Fernandes Filho

Última alteração: 2025-12-16

Resumo


A falta de engajamento dos alunos é uma crescente preocupação no ambiente escolar, tradicionalmente marcado por abordagens passivas. A informática na educação desempenha um papel crucial na solução desse problema, utilizando tecnologias de gamificação para uma aprendizagem mais envolvente e motivadora. Este artigo apresenta o desenvolvimento do módulo de criação de quizzes da plataforma Classroom Quiz, uma ferramenta de apoio a docentes que permite a elaboração e gestão de jogos de perguntas e respostas. O ponto principal deste trabalho é detalhar a funcionalidade da ferramenta que permite aos professores a criação e o gerenciamento de atividades gamificadas. A ferramenta foi desenvolvida em linguagem Python, usando o framework Flask, podendo ser acessado por qualquer dispositivo conectado a internet. Atualmente as funcionalidades centrais de autenticação de usuários, redefinição de senha, confirmação de e-mail, integração com banco de dados e módulo de criação de quizzes encontram-se totalmente funcionais. Quando finalizado, será disponibilizado como código aberto, permitindo atualizações pela comunidade.

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