Tamanho da fonte: 
POTENCIALIDADES DO LABORATÓRIO IFMAKER NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM MATEMÁTICA
Juracelio Ferreira Lopes, Juan Pierre Paulo Faria

Última alteração: 2025-12-05

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar as potencialidades do Laboratório Maker (Lab IFMaker), em um dos campi do IFSP, na construção de materiais didáticos para atividades experimentais de matemática. O baixo desempenho dos estudantes nessa disciplina evidencia a necessidade de metodologias que promovam o protagonismo discente no processo de aprendizagem. A literatura aponta o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como um espaço que favorece essa abordagem; contudo, sua implementação costuma ser limitada pela falta de conhecimento técnico para a construção de materiais manipuláveis e/ou por restrições orçamentárias. O Lab IFMaker, com sua infraestrutura diversificada e filosofia de “aprender fazendo”, mostra-se um ambiente promissor para suprir essas lacunas. Esta pesquisa, em andamento, busca avaliar tal potencial por meio da produção de kits experimentais com impressora 3D e máquina de corte a laser (CNC) com base em levantamento bibliográfico. Como resultados parciais, foram desenvolvidos materiais para o do Teorema de Pitágoras e sua generalização, demonstrando a viabilidade do uso do Lab IFMaker na criação de recursos didáticos para o LEM e contribuindo para o aprimoramento do ensino de matemática.



Texto completo: PDF