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IA COMO FERRAMENTA DE APOIO À ESCRITA ACADÊMICA DE SURDOS: ANÁLISE ENTRE GPT-4 E CORREÇÃO HUMANA
Última alteração: 2025-12-04
Resumo
Dado o avanço da inteligência artificial (IA) e a sua crescente integração em contextos educacionais, esta pesquisa dedica-se ao uso da IA como ferramenta de apoio pedagógico para a correção e produção de textos acadêmicos por surdos sinalizadores que têm a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. A partir do reconhecimento acerca dos desafios expressivos enfrentados por esse público no Ensino Superior, devido à falta de acessibilidade em libras e às dificuldades na escrita acadêmica em português, objetiva-se avaliar a eficácia e as limitações da IA na revisão textual de graduandos surdos, através do Modelo de Linguagem GPT-4, considerando dimensões pedagógicas e éticas. A metodologia consistiu na comparação da revisão de textos produzidos por estudantes surdos em português, com registros secundários em Libras, pela IA em contraste com a correção humana, considerando a correção gramatical, clareza, coerência, adequação acadêmica e fidelidade ao discurso original em Libras. Os resultados apontam que apesar das limitações na revisão da IA, essa ferramenta potencializa a inclusão de surdos no Ensino Superior contribuindo para sua autonomia, desde que integrada criticamente e orientada por práticas pedagógicas reflexivas.
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