Tamanho da fonte: 
GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS: ADEQUAÇÃO AO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICOINTEGRADO EM MECÂNICA
Nicolli Gabriele de Matos, Cláudia Freitas Reis

Última alteração: 2025-12-04

Resumo


O objetivo desta pesquisa é revisar os resultados de três projetos de iniciação científica desenvolvidos entre 2017 e 2019, que culminaram na elaboração de um glossário trilíngue (português, inglês e espanhol) da área de mecânica, construído a partir dos conteúdos abordados nas disciplinas técnicas do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio. Com a publicação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em 2023, pretende-se adequar os resultados anteriores às novas disciplinas, bem como ampliar o glossário com a inserção de novos termos. Para além da elaboração do glossário, o trabalho propõe discussões teóricas fundamentadas na Semântica Histórica da Enunciação, em especial no que se refere à relação entre línguas a partir do conceito de espaço de enunciação. Outro aspecto de destaque é o caráter interdisciplinar do projeto, que envolve a colaboração de docentes das áreas técnicas de mecânica e informática. Nesse contexto, os resultados obtidos serão integrados à base de dados de uma aplicação digital em desenvolvimento no âmbito da informática. A atualização e ampliação do glossário serão realizadas com base em materiais de aula e em obras já publicadas, como livros técnicos, normas, glossários e dicionários especializados. Dessa forma, busca-se não apenas listar termos técnicos, mas também analisar as relações estabelecidas entre as três línguas no espaço de enunciação, assegurando rigor conceitual e relevância para a formação técnica e linguística.


Texto completo: PDF