IFSP - Câmpus Araraquara
maio 8, 2017 – maio 13, 2017
Tendências em Educação Matemática
Quem gosta de matemática?
Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.
E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.
Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.
Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, de 08 a 13 de maio de 2017, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da VI SEMATED.
Participe!
Eixos Temáticos:
- Currículos e avaliação em Educação Matemática;
- Tendências em Educação Matemática;
- A parceria Universidade-Escola: descortinando a aprendizagem da profissão docente na atividade de estágio curricular supervisionado;
- Formação continuada de professores que ensinam Matemática;
- História da Matemática e prática docente;
- Tecnologias e recursos didáticos no ensino de Matemática;
- O Ensino de Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental;
- Políticas Públicas na Educação Básica;
- Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática;
- Matemática Aplicada e Atualidade;
- Tópicos de Matemática.
Notícias
Divulgação dos Anais da VI SEMATED |
|
Os trabalhos apresentados na SEMATED 2017 estão disponíveis na aba Anais. Os trâmites para a solicitação do ISSN foram providenciados. Acompanhem o link para novas notícias. Att Comissão Organizadora |
|
Publicado: 2017-08-03 | |
Certificado de Participação |
|
Os certificados das atividades para os participantes do evento já estão disponíveis e devem ser retirados no site de inscrições: even3.com.br/semated2017. |
|
Publicado: 2017-07-26 | |
Semated 2016 |
|
Assista aqui o vídeo da V Semated, evento ocorrido no ano passado. | |
Publicado: 2017-04-09 | |
Outras notícias... |
ISSN: 2527-2462
Contato: semated.arq@ifsp.edu.br