VII Semana da Matemática e Educação

IFSP - Câmpus Araraquara

maio 15, 2018 – maio 18, 2018


Faça sua inscrição no evento

Matemática e Interdisciplinaridade


Quantas vezes já ouvimos falar em interdisciplinaridade? Provavelmente não poucas. O termo interdisciplinaridade, apesar de bastante recorrente, especialmente no meio acadêmico, é um tanto quanto obscuro quando pensamos em conceituá-lo ou até mesmo compreendê-lo em seu potencial metodológico.


Outro aspecto relevante no tema refere-se à necessária superação do modismo que o envolve. Sabemos que por tratar-se de um elemento presente em documentos oficiais que norteiam o currículo escolar no país, não é incomum encontrá-lo nos planos de ensinos elaborados por sistemas educacionais bem como pelos professores de diferentes áreas de conhecimento. No entanto, há que se ressaltar o seu uso indiscriminado e por vezes acrítico.

Nesse contexto, questionamo-nos: o que é afinal interdisciplinaridade? Como se caracterizam as práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino da matemática? Buscando problematizar tais questões, lançamos o convite para VII Semana da Matemática e Educação, intitulada “Matemática e Interdisciplinaridade”.


Programado entre 15 e 18 de maio de 2018, o evento contará com mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicações científicas e tem como público alvo a comunidade acadêmica do IFSP bem como alunos e professores dos sistemas educacionais de Araraquara e região.


Participe!



Modalidades:

1. Educação

Eixos temáticos:

1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;

1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;

1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.

 

2. Educação Matemática

Eixos temáticos:

2.1. Tendências em Educação Matemática;

2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;

2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.

 

3. Matemática

Eixos temáticos:

3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;

3.2. Tópicos de Matemática.


 

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

Quem gosta de matemática?

 

 

 

Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.

 

 

 

E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.

 

 

 

Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.

 

 

Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, de 12 a 16 de maio de 2020, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da IX SEMATED.

 

 

Participe!

 

 

 

Modalidades:

 

  1. 1. Educação

Eixos temáticos:

1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;

1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;

1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.

 

  1. 2. Educação Matemática

Eixos temáticos:

2.1. Tendências em Educação Matemática;

2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;

2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.

 

  1. 3. Matemática

Eixos temáticos:

3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;

3.2. Tópicos de Matemática.

 



ISSN: 2527-2462

Contato: semated.arq@ifsp.edu.br