IFSP - Câmpus Araraquara
maio 15, 2018 – maio 18, 2018
Matemática e Interdisciplinaridade
Quantas vezes já ouvimos falar em interdisciplinaridade? Provavelmente não poucas. O termo interdisciplinaridade, apesar de bastante recorrente, especialmente no meio acadêmico, é um tanto quanto obscuro quando pensamos em conceituá-lo ou até mesmo compreendê-lo em seu potencial metodológico.
Outro aspecto relevante no tema refere-se à necessária superação do modismo que o envolve. Sabemos que por tratar-se de um elemento presente em documentos oficiais que norteiam o currículo escolar no país, não é incomum encontrá-lo nos planos de ensinos elaborados por sistemas educacionais bem como pelos professores de diferentes áreas de conhecimento. No entanto, há que se ressaltar o seu uso indiscriminado e por vezes acrítico.
Nesse contexto, questionamo-nos: o que é afinal interdisciplinaridade? Como se caracterizam as práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino da matemática? Buscando problematizar tais questões, lançamos o convite para VII Semana da Matemática e Educação, intitulada “Matemática e Interdisciplinaridade”.
Programado entre 15 e 18 de maio de 2018, o evento contará com mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicações científicas e tem como público alvo a comunidade acadêmica do IFSP bem como alunos e professores dos sistemas educacionais de Araraquara e região.
Participe!
Modalidades:
1. Educação
Eixos temáticos:
1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;
1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;
1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.
2. Educação Matemática
Eixos temáticos:
2.1. Tendências em Educação Matemática;
2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;
2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.
3. Matemática
Eixos temáticos:
3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;
3.2. Tópicos de Matemática.
Quem gosta de matemática?
Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.
E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.
Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.
Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, de 12 a 16 de maio de 2020, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da IX SEMATED.
Participe!
Modalidades:
- 1. Educação
Eixos temáticos:
1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;
1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;
1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.
- 2. Educação Matemática
Eixos temáticos:
2.1. Tendências em Educação Matemática;
2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;
2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.
- 3. Matemática
Eixos temáticos:
3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;
3.2. Tópicos de Matemática.
ISSN: 2527-2462
Contato: semated.arq@ifsp.edu.br