IFSP - Câmpus Araraquara
maio 6, 2019 – maio 10, 2019
Notícias
CERTIFICADOS DE COMUNICAÇÃO ORAL |
|
Prezados autores, Encontra-se disponível o certificado de apresentação de comunicação oral. Para acessá-lo, clique aqui. |
|
Publicado: 2019-05-15 | |
PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO |
|
O período de submissão de trabalhos foi ampliado até o dia 14 de abril de 2019. Participe cadastrando o seu trabalho no link. | |
Publicado: 2019-03-31 | |
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA VIII SEMATED |
|
Para acessar, clique aqui. | |
Publicado: 2019-02-17 | |
Outras notícias... |
Informações sobre a Conferência
- » Programa
- » Cronograma
Quem gosta de matemática?
Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.
E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.
Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.
Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, de 12 a 16 de maio de 2020, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da IX SEMATED.
Participe!
Modalidades:
- 1. Educação
Eixos temáticos:
1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;
1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;
1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.
- 2. Educação Matemática
Eixos temáticos:
2.1. Tendências em Educação Matemática;
2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;
2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.
- 3. Matemática
Eixos temáticos:
3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;
3.2. Tópicos de Matemática.
ISSN: 2527-2462
Contato: semated.arq@ifsp.edu.br