IFSP - Campus Araraquara
setembro 1, 2025 – setembro 5, 2025
Inscreva-se na semana por este link
Acesse a aba INFORMAÇÕES IMPORTANTES para conferir templates, tutoriais de submissão, prazos e programação.
Desde a década de 1990 temos ouvido falar sistematicamente sobre a universalização da educação básica. Nesse contexto, as políticas públicas educacionais têm envolvido aspectos como expansão das redes de ensino, formação de professores e empenho para o estabelecimento de uma educação escolar que seja democrática, diversa e inclusiva. Assim, pensar no acesso, frequência e êxito na formação de todos os cidadãos tornou-se um desafio aos profissionais da educação.
Uma educação universalizada deve envolver, portanto, não apenas os estudantes que se encontram na chamada idade-série tampouco àqueles que se enquadram no perfil regular, mas também a pessoas com deficiência, jovens e adultos outrora excluídos do processo escolar, população indígena, quilombola e do campo.
É com intuito de aprofundarmos nosso conhecimento acerca da diversidade no contexto escolar que apresentamos a temática da Semana da Matemática e Educação 2025: A Matemática nas Modalidades da Educação Básica.
Este evento encontra-se em sua décima terceira edição e será realizado de forma gratuita, de 01 a 05 de Setembro de 2025, nas dependências do IFSP Campus Araraquara. Contará com mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicações científicas e tem como público alvo a comunidade acadêmica do IFSP bem como estudantes e professores dos sistemas educacionais de Araraquara e região.
Modalidades:
1. Educação
Eixos temáticos:
1.1. Currículo e Avaliação em Educação Matemática;
1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;
1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática;
1.4. Modalidades da Educação Básica.
2. Educação Matemática
Eixos temáticos:
2.1. Tendências em Educação Matemática;
2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;
2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.
3. Matemática
Eixos temáticos:
3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;
3.2. Tópicos de Matemática.
Informações sobre a Conferência
Quem gosta de matemática?
Essa é uma das perguntas recorrentes em escolas e até mesmo entre as famílias que têm membros em idade escolar. Parece que vivemos um nó em torno desta disciplina: “A matemática é difícil!”. Estamos frente a uma realidade ou um mito? Essa questão nos sugere algumas implicações tanto na forma de ensiná-la quanto de aprendê-la. E tais preocupações não parecem ser exclusividade de uma região ou país, pois se encontram em pautas de eventos internacionais.
E aproveitando o momento ímpar vivido pelo Brasil em 2017 e 2018, que ao sediar os principais eventos internacionais no mundo da Matemática oportuniza à sua população a participação em discussões atuais sobre a inserção da matemática na ciência, tecnologia bem como em nosso cotidiano, que a temática escolhida para nortear as discussões da VI Semana da Matemática e Educação ganha pertinência. Assim, repensar as formas de ensinar, aprender e produzir matemática serão cruciais no evento que terá como tema “Tendências em Educação Matemática”.
Acreditamos que o atual contexto escolar exige metodologias diversificadas que possibilitem relacionar conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pela comunidade escolar desenvolvidos sob uma prática pedagógica significativa, com envolvimento, motivação, participação e efetiva aprendizagem pelos alunos. A matemática precisa ser ensinada de modo a desmistificar a ideia de que ela só possa ser aprendida e apreciada por poucos e é nesse contexto que tendências como resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, jogos entre outros são essenciais para a transformação do cenário educacional.
Com esse intuito, convidamos toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de São Paulo, profissionais da educação e demais interessados, a participarem, nas dependências do IFSP Câmpus Araraquara, das atividades da IX SEMATED.
Participe!
Modalidades:
- 1. Educação
Eixos temáticos:
1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;
1.2. Políticas Públicas e Formação Docente;
1.3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências e Matemática.
- 2. Educação Matemática
Eixos temáticos:
2.1. Tendências em Educação Matemática;
2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;
2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.
- 3. Matemática
Eixos temáticos:
3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;
3.2. Tópicos de Matemática.
ISSN: 2527-2462
Contato: semated.arq@ifsp.edu.br